Neste domingo, dia 27 de agosto, a cidade de Santa Maria foi cenário da 3ª Jornada Estadual de Catequese do Regional Sul 3 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Este evento reuniu catequistas de todo o estado do Rio Grande do Sul para uma celebração enriquecedora e reflexiva em torno do tema "A vocação querigmática do catequista".
Sob o lema "O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos!" (I Jo 1,3), a Jornada foi conduzida de forma simultânea em dois locais distintos para acolher a ampla participação dos mais de 4,5 mil catequistas. A primeira parcela foi acolhida no Colégio Coração de Maria, enquanto os demais participantes foram acomodados no Clube Recreativo Dores.
O evento teve início às 8h da manhã, oferecendo um dia repleto de momentos de oração e reflexão. As 15h teve início uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Medianeira, partindo dos locais de acolhimento até o Santuário Basílica da Medianeira, onde a Santa Missa foi realizada, encerrando a 3ª Jornada Estadual de Catequese.
Estiveram reunidos em nossa cidade, representantes das arquidioceses de Santa Maria, Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas; e das dioceses de Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Cruz Alta, Erexim, Vacaria, Uruguaiana, Caxias do Sul, Rio Grande, Santo Ângelo, Osório, Bagé, Novo Hamburgo e Cachoeira do Sul.
Durante o dia, em determinados momentos, bispos do nosso Regional Sul 3 da CNBB conduziram alguns ritos:
- Rito da Assinalação e entrega do óleo: Dom Rodolfo Luis Weber, da Arquidiocese de Passo Fundo; e Dom Cleonir Paulo Dalbosco, da Diocese de Bagé.
- Rito da Entrega da Palavra: Dom José Mario Angonese, da Diocese de Uruguaiana; e Dom Liro Vendelino Meurer, da Diocese de Santo Ângelo.
- Rito da Aspersão e entrega da água: Dom Adimir Antonio Mazali, da Diocese de Erexim; e Dom Leomar Antônio Brustolin, da Arquidiocese de Santa Maria.
Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, é, também, presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Ele explica em relação ao lema desta 3ª Jornada Catequética: "A iniciação à vida cristã é um dos pontos altos da evangelização e da pastoral no Rio Grande do Sul e a grande missão deste grande número de catequistas é transmitir a fé às novas gerações. O catequista transmite a vida que Jesus nos transmite, a vida que transforma a nossa vida é o que devemos comunicar. É isto que vimos, é isto que ouvimos e vamos comunicar!"
A Jornada Estadual de Catequese do Regional Sul 3 da CNBB é um testemunho do comprometimento e da dedicação dos catequistas na propagação da palavra de Deus e na formação da comunidade cristã. O encontro foi de muita reflexão, partilha e celebração, fortalecendo os laços entre os catequistas e renovando seus entusiasmos por sua missão de transmitir os ensinamentos da fé.
Veja fotos:
Kommentit