No dia 04 de março, na Igreja Corpo de Deus de Vale Vêneto, ocorreu a celebração de posse do Padre Luis Carlos da Costa Leite. O sexto dos oito filhos de Ernesto da Costa Leite (In memoriam) e Tereza Pereira da Costa Leite. Nasceu em 27 de setembro de 1975, em Verê, no Paraná.
Sua caminhada vocacional iniciou em 1992, ao cursar o Ensino Médio no Seminário de Palotina. Na sequência, o Propedêutico, no Seminário de Vale Vêneto e estudos de Filosofia e Teologia no Colégio Máximo Palotino.
Sua ordenação foi em 19 de dezembro de 2004, sob o lema "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor" (Lc.4, 18-19).
Sua trajetória:
- 2005 – Paróquia Cristo Salvador – Cerejeiras/RO
- 2006 a 2011 – Paróquia Santo Antônio – Cachoeira do Sul
- 2012 a 2014 – Roma/Itália – Realização do Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana
- Junho a dezembro de 2014 – Aprofundamento dos estudos na Austrália.
- 2015 – Paróquia Santo Antônio – Santa Maria/RS
- 2016 – 2019 – Paróquia São José – Dona Francisca/RS
- 2020 – 2022 – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Salto do Jacuí/RS
- Desde 2015 é professor no Curso de Teologia, na Faculdade Palotina (FAPAS), em Santa Maria.
O Padre Luis Carlos foi acolhido pela comunidade de Vale Vêneto desde o início de fevereiro, mas a posse oficial foi celebrada em março. Presidida pelo Arcebispo, Dom Leomar Brustolin, a celebração ocorreu na Igreja Matriz, com grande participação dos fiéis.
Os principais pontos da celebração foram: leitura do decreto de nomeação, renovação das promessas sacerdotais, entrega das chaves da Igreja, profissão de fé, entrega da pia batismal, do confessionário e do Sacrário, seguido pelo juramento de fidelidade, proferido pelo Padre Luis Carlos com as mãos sobre o Evangelho. Foram lindos e intensos momentos, acompanhados por uma Igreja lotada, devota e atenta.
O arcebispo falou positivamente sobre ser itinerante, pois ao chegar, sempre se chega com algo novo e o aconselhou a abrir bem as portas da Igreja para crianças e jovens, focando na catequese, liturgia e prática da caridade.
Em sua fala, já no final, Padre Luis Carlos destacou o sentimento de GRATIDÃO: pelas palavras motivadoras do arcebispo e confrades e pela acolhida, ao sentir-se “em casa” desde os primeiros momentos em Vale Vêneto.
O desejo da comunidade é que, motivado pelas palavras de Dom Leomar, o Padre intensifique seu anseio de fazer o melhor, intensificar e viver o espírito de comunhão, para que este possa se expandir.
O arcebispo ainda recomendou-lhe guardar a imagem da posse, fonte de renovação e coragem para prosseguir no pastoreio e deixou um recado: “Faça o bem e Deus te abençoará nesta Terra abençoada de Vale Vêneto”.
Em seguida foi feita a leitura da ata da posse, houve manifestação da comunidade e bênção final. Após a celebração ocorreu jantar festivo no salão paroquial, uma forma carinhosa e amiga de desejar ao Padre grandes bênçãos e uma feliz estadia nesse Vale.
Fonte: Paróquia Corpo de Deus / Adriana Pacheco Pozzebon
Comments