Fé e Café reúne mais de 60 participantes em reflexão sobre a morte de Jesus Cristo
- ascom70
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Na noite do dia 6 de abril, a Arquidiocese de Santa Maria, por meio do movimento Jovens SM, promoveu mais uma edição do tradicional Fé e Café — um evento que reúne jovens, adultos e crianças para debater questões que envolvem a fé e seus mistérios, sempre com um olhar voltado para a contemporaneidade e para o Evangelho. O tema desta edição foi: Quem matou Jesus? O processo jurídico-religioso da causa mortis. Estudos do Sudário.
Na ocasião, mais de 60 pessoas se reuniram no Parque da Medianeira para prestigiar e participar do diálogo com os convidados da noite. O debate contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria; do professor universitário e advogado Daniel Tonetto; e teve como mediador o Pe. Junior Lago, referencial da Juventude.
A discussão proporcionou um ambiente rico em questionamentos e reflexões entre os participantes, abordando as injustiças da crucificação, os aspectos jurídicos do julgamento, os possíveis responsáveis e os fundamentos da fé cristã. Durante sua fala, Dom Leomar destacou:
"O que esse homem passou, raríssimas pessoas sofreram tanto, mas tem um detalhe para terminar. A maior dor de Jesus nem o Mel Gibson conseguiu captar: não é a dor do sangue, não é a dor do abandono, não é a dor moral, não é a dor espiritual. É a dor de ser Deus e se deixar matar pelos seres humanos. Quem somos nós diante de Deus, tendo a liberdade de jogar fora o amor e matar o amor? Isso foi muito forte."
O professor Daniel Tonetto também destacou:
"Se eu fosse falar todas as ilegalidades e nulidades processuais, eu ficaria aqui boa parte da noite. Então vou tentar resumir as principais (...) Quem estava lá para defender Jesus? Quem estava lá para exercer a ampla defesa? Absolutamente ninguém."
Ao final do encontro, os participantes puderam compreender melhor as complexidades envolvendo a morte de Jesus Cristo e como o mistério do Sudário se relaciona com essa profunda discussão. Para a próxima edição do Fé e Café, Dom Leomar adiantou que o tema abordará os mistérios do manto de Nossa Senhora de Guadalupe.
Comentários