Nesta sexta-feira, dia 27 de dezembro, o Pe. Arnaldo Pivoto faleceu, aos 90 anos, na cidade de Santiago. Sentimos sua perda com pesar, mas cremos na misericórdia de Deus Pai e na certeza da Ressurreição.
Breve biografia e vocação
Com carinho e gratidão, recordamos o dom da vida e do ministério do Padre Arnaldo Domingos Pivoto, natural desta cidade de Nova Esperança do Sul. Nasceu no dia 04 de agosto de 1934, filho de Antonio Pivoto e Santa Cogo Pivoto. Foi Ordenado Sacerdote em 06 de janeiro de 1966 por Dom Luis Victor Sartori.
Trabalhou na Paróquia Imaculada Conceição em Jaguari no ano de 1967 e 1968; após assumiu a Paroquia de São Pedro Apóstolo, em São Pedro do Sul em 1968 a 1985; Trabalhou a partir do ano 1985 a 2001 na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Julio de Castilhos. No ano de 2001 a 2007 foi Pároco da Paróquia São José em Pinhal Grande. No ano de 2008 2001 trabalhou na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Mata. Em 2012 até o final de 2018 foi Pároco na Paróquia São José nesta cidade de Nova Esperança do Sul. Neste ano passou a residir em Sarandi com sua Irmã Maria Helena até o ano de 2022. Após veio para Nova Esperança do Sul onde residiu com sua Imã Leni Terezinha Pivoto, ICM e demais familiares.
Como sacerdote, sempre se preocupou muito com a organização pastoral das comunidades por onde passou, principalmente com a formação de lideranças, estudo bíblico - catequético, incentivando a participação de cristãos leigos na Escola Paulo VI. Participava e apoiava as organizações sindicais. Promoveu as pastorais sociais principalmente a Pastoral da Saúde e da Criança, nas paróquias por onde passou.
Pe. Arnaldo gostava de jogar bocha e canastra e é lembrado pelas pessoas como um ser humano de um coração muito simples e caridoso, conta-se que quando ia celebrar a Missa nas comunidades oferecia carona em sua rural para quantos estavam caminhado na estrada. Animava e articulava grupos de jovens. Comprometido com as políticas públicas para o bem comum principalmente para as crianças, para os idosos e para a saúde nas comunidades simples e humildes.
O padre Arnaldo tinha um dom de cultivar boas amizades entre as pessoas, com seu estilo humilde, humano e simples.
Que o Padre Arnaldo contemple agora a face do Senhor que buscou servir em vida.
Velório e Exéquias
O velório está sendo na igreja matriz da paróquia São José de Nova Esperança do Sul. A Missa de corpo presente será hoje às 17 horas na igreja matriz, logo após, sepultamento no cemitério municipal de Nova Esperança do Sul.