Na madrugada de quinta-feira, 26 de dezembro, o Pe. Éverton Pairé Pasche faleceu, aos 35 anos, na cidade de Santa Maria, em decorrência de uma infecção generalizada, enfrentada nos dias que se seguiram a partir de 23 de dezembro. Sua partida deixa uma grande lacuna na Arquidiocese de Santa Maria, mas também uma profunda impressão de fé e dedicação ao sacerdócio.
Breve biografia e vocação
Pe. Everton Pairé Pasche, nasceu em Santa Maria, no dia 21 de dezembro de 1989. Filho de Damásio Pasche (in memoriam) e de Marilei Pairé Pasche, e irmão de Jéssica Pairé Pasche. Desde muito cedo manifestava a inclinação para as coisas de Deus, tendo dado testemunho da profunda influência de sua avó em sua formação cristã.
Ingressou no Seminário menor São José em 2005, onde cursou o ensino médio. Já em 2008, ingressou no Seminário Maior S. João Maria Vianney para dar inícios aos estudos de Filosofia. E em 2018, realizou seu estágio pastoral em Roraima, onde vivenciou de perto os desafios e as alegrias do ministério sacerdotal.
No dia 31 de maio de 2019, foi ordenado diácono no Santuário Basílica da Medianeira. No ano de 2020, morou na Paróquia Santo Antônio, na qual foi ordenado sacerdote no dia 12 de outubro. Neste mesmo ano, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia N. Sra. Dos Remédios de Quevedos e Jari, na qual trabalhou até o final de 2023.
Durante o ano de 2024 atendeu a Quase-Paróquia de S. Martinho e deu início aos trabalhos como capelão do hospital Astrogildo de Azevedo (Hospital de Caridade), levando aos pacientes o conforto dos sacramentos.
Estava nomeado vigário paroquial das Paróquias Santa Catarina e São José de Itaara, onde atuaria em 2025.
Um sacerdote exemplar
Sacerdote dedicado, sempre animou seus irmãos ordenados, pelo exemplo, a amarem a Santa Igreja, e especialmente o sacramento da Eucaristia e da Confissão, estando sempre disponível para atender a todos.
Foi um homem dotado da graça divina, sempre disseminando por suas atitudes, a alegria e o contentamento de ser um feliz sacerdote, sempre sorrindo e realmente sendo um sinal da alegria cristã.
Suportou pacientemente a Cruz que o Senhor Jesus lhe confiou, enfrentando com coragem firme as adversidades inerentes ao ministério sacerdotal, dando mostras de grande resiliência e provada virtude.
Foi, então, chamado, no dia do Mártir Santo Estevão, a celebrar a Páscoa da Eternidade, deixando no coração de todos os que tiveram a honra de o conhecer uma grande saudade, mas também a certeza de que viveu à risca o seu lema sacerdotal: SERVO FIEL, PORQUE FOSTE FIEL NO POUCO, ENTRA NA ALEGRIA DO TEU SENHOR!
Velório e Exéquias
O velório de Pe. Everton terá início às 11h na Cripta da Basílica da Medianeira. As exéquias serão celebradas às 16h, com o sepultamento no Cemitério Santa Rita.
Descanse em paz, Pe. Everton. Que sua intercessão continue a nos guiar em nossa caminhada de fé.
padre Everton que a virgem Medianeira tenha lhe recebido com festa no céu, agora tu contemplas face a face o Divino Mestre que hoje te chamou: Vinde Bendito de meu Pai! receba como herança o Reino que meu Pai lhe preparou desde a criação do mundo. Gratidão pelo estagio pastoral exercido com tanto zelo e amor aqui em Roraima em 2018. Descanse em paz meu amigo.
DESCANSE EM PAZ MEU QUERIDO AMIGO E PADRE EVERTON PAIRÉ PASCHE E QUE OS FAMILIARES ENCONTREM EM NOSSA SENHORA FORÇA E FÉ PARA SUPERAR ESSA DOR .