No dia 27 de janeiro, em memória às vítimas do incêndio na Kiss, a Arquidiocese de Santa Maria realizou uma Missa em sufrágio aos jovens, familiares e amigos que sofreram com a calamidade de 2013. A cerimônia, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, foi realizada na Catedral Metropolitana de Santa Maria.
Durante sua homilia, Dom Leomar fez um recordatório das vítimas do incêndio, dedicando a missa àqueles que partiram tragicamente e convidando todos a refletirem sobre outros episódios da História marcados por perdas e sofrimento. O arcebispo também ressaltou a importância da oração como meio de nos posicionarmos frente à dor e à injustiça.
"Nesta missa, recordamos as vítimas da Kiss, recordamos também o final do holocausto, que matou tantas pessoas na guerra mundial e que certamente nós ficamos escandalizados com tudo que o nazismo fez, mas ficamos escandalizados com tudo que ao longo da história humana se repete. A gente não tem que acusar somente Hitler, mas todos aqueles que ao longo da história tem matado tanta gente, como a fome, a injustiça, a corrupção. Rezar sem considerar isso é ser cínico. Quantas crianças morrem nas guerras? O Papa Francisco pergunta, você já chorou hoje por isso ou você ficou preocupado só com a sua família? Você chorou pelas crianças que morrem? Então realmente, neste momento, colocamos, alargamos a tenda do nosso coração para rezar por todas essas realidades."
Ao fim, a missa, junto às mensagens do Evangelho, levaram um consolo aos presentes, oferecendo conforto às vítimas, seus familiares e amigos, que, mesmo após tantos anos, continuam a buscar em Deus um alicerce de fé e esperança.
Comentarios