Arquidiocese de Santa Maria cria Reitoria Nossa Senhora das Graças
- ascom70
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Iniciativa visa fortalecer o trabalho pastoral na região do bairro Km3 e ser uma
referência do trabalho relacionado ao Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon.
O arcebispo Dom Leomar Brustolin presidirá nesta Terça-feira Santa, 15 de abril, às 19h, a Missa de Apresentação Canônica da Reitoria Nossa Senhora das Graças, criada em decreto do dia 20 de março. A reitoria é uma instituição canônica que dá autonomia pastoral à Capela Nossa Senhora das Graças – onde está sepultado o Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon. O objetivo é fortalecer a evangelização inspirada na vida, testemunho e legado de Pozzobon, tornando a capela a referência deste trabalho na Arquidiocese.
Atualmente a capela faz parte da Paróquia Nossa Senhora das Dores, à qual permanecerá ligada em relação a outras questões, como a gestão econômica e o registro de batismos, crismas e matrimônios. Também fazem parte da nova reitoria as capelas Branca, Rosa e Azul, construídas por Pozzobon, e as casas onde ele viveu e que hoje são locais de visitação: a Casa Museu I, em São João do Polêsine, e a Casa Museu II, a poucos metros da Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Km3.
Ao criar a Reitoria, o Arcebispo a confiou ao Instituto dos Padres de Schoenstatt, sendo o primeiro reitor o Padre Vítor Hugo Possetti, atual vice-postulador da Causa de Beatificação de João Pozzobon. Também atenderá a comunidade o Padre Maike Andrade, recém-chegado a Santa Maria.
Fazem parte da reitoria, além da Capela Nossa Senhora das Graças:
- Capela Azul (Travessa Alameda Sibipiruna, 41, bairro Cerrito);
- Capela Rosa (Rua Bosque, 505, Vila Floresta);
- Capela Branca (Rua São João do Polêsine, 50, Vila Bilibiu);
- Casa Museu João Luiz Pozzobon I (ERS-149, São João do Polêsine);
- Casa Museu João Luiz Pozzobon II (Av. Osvaldo Cruz, 697, Bairro Km3).