top of page
Buscar

81ª Romaria encerra programação de três dias com recorde histórico de público

"Nos todos passaremos, os mais jovens passarão, mas a peregrinação e a Medianeira permanecerão", celebra o Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin.

A Missa de Encerramento marcou o fim dos três dias da 81ª Romaria Estadual da Medianeira, no Santuário Basílica da Medianeira, na tarde deste domingo, 10 de novembro.


A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin, que evidenciou a participação do público nessa edição. De acordo com a Brigada Militar, a Romaria acolheu mais de 250 mil romeiros durante a procissão.


Com o tema “Salve Rainha, Esperança Nossa”, foi a primeira edição da Romaria tendo Nossa Senhora Medianeira com o título de Rainha do povo gaúcho. O Arcebispo celebrou o engajamento do público que passou pelo Parque Medianeira durante as atividades: "Essa é a Romaria da esperança. A mãe verdadeira de todas as graças nos reúnem em torno do seu filho para renovar a esperança no caminho de Deus", pontua.


Em sua homilia, Dom Leomar ressalta que “guardar o melhor vinho para o final” é uma característica própria de Deus. Nas leituras da palavra antes do evangelho, as prefigurações de Maria e Cristo convidam a comunidade a refletir sobre as Bodas de Caná como um símbolo do matrimônio entre Deus e a Humanidade.


O Arcebispo explica que Maria, em seu papel de Mãe Medianeira, entra na celebração como intercessora entre nós e o Criador: "A ela recorremos, para que leve ao único Mediador, Cristo Jesus, nossas preces e necessidades. Que Ele, assim como fez em Caná, possa apressar em nossas vidas os sinais de Sua presença e salvação".


Com a participação do Coral do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, estiveram presentes na celebração eucarística, o Padre Cristiano Quatrin, Vigário Geral da Arquidiocese e reitor do Santuário Basílica da Medianeira, Padre Maicon Marion, Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Mercês de São Sepé, Diácono Inácio de Peregrin, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Diácono João Angonésio, Paróquia de Santa Catarina de Alexandria e Frei Valdir Pretto da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.


Durante os três dias de celebração, o Parque da Medianeira recebeu romeiros de Santa Maria e diversas cidades do Rio Grande do Sul, proporcionando momentos de reflexão e atos de gratidão ao público que passou pelo local. Para o próximo ano, a Romaria Estadual da Medianeira será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2025.




Cobertura da Romaria feita em parceria com a Universidade Franciscana (UFN)

Fotos: Guilherme Cezar e Aryane Machado


Commenti


bottom of page