top of page
faixa1.png

Arcebispo

BIOGRAFIA

 

    Leomar Antônio Brustolin nasceu no dia 15 de agosto de 1967, no município de Caxias do Sul (RS), a 128 km da capital Porto Alegre. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluindo em 1990. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG), concluindo em 1993, e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma - Angelicum, Itália, em 2000.

    Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

AR2A7088.JPG

Foto: Rodrigo Vasques

    Dom Leomar, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia da PUCRS. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, atuando em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, coordenou o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, ética e pastoral. De 2015 a 2021 atuou como bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 02 de junho de 2021 o Papa Francisco o nomeou para a Arquidiocese de Santa Maria, tomando posse canônica no dia 15 de Agosto, no Santuário Basílica da Medianeira, tornando-se o 2º Arcebispo Metropolitano de Santa Maria.

    Como autor, coautor e organizador já lançou dezenas de obras que abordam temáticas como Catequese, Mariologia, Escatologia, Pastoral e Ética, entre outros.

    Na CNBB, ainda como sacerdote atuou/participou, no período de 2013 e 2014, da Comissão do Tema Central da 51ª Assembleia Geral da CNBB – “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”. Em 2015, foi nomeado membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e bispo referencial para Educação e Cultura no Regional Sul 3 da CNBB. Em 2023, foi eleito presidente do Regional Sul 3 da CNBB e, também, está como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

brasao.webp

BRASÃO ARQUIEPISCOPAL

In Verbo Tuo | Na tua palavra (Lc 5,5)

Descrição heráldica: Encimando o escudo está o chapéu da dignidade arquiepiscopal, do qual saem dois cordões, um em cada lado, com quatro fileiras de borlas, em verde. O escudo está pousado sobre uma cruz arquiepiscopal em ouro, tem a forma de cálice e todo o campo é azul. No centro está a cruz heráldica dourada. As letras gregas alfa e ômega estão posicionadas em ângulos opostos e no centro está a concha com uma pérola. Pousando sobre o escudo está o pálio, a insígnia arquiepiscopal.

Interpretação do significado do brasão: A cor azul predomina e reflete a especial veneração à Virgem Maria, Imaculada Conceição e Medianeira de todas as Graças. A cruz dourada que divide o escudo em quatro campos indica a evangelização que deve ir a todas as direções. O alfa e o ômega, primeira e última letra do alfabeto grego, representam Cristo como princípio e fim de tudo (Ap 22,13); a Ele o tempo e a eternidade. A concha  é símbolo da escuta atenta, do ouvido de discípulo que busca a Verdade. A pérola é uma joia formada de uma ferida cicatrizada na ostra e remete a Cristo: por suas chagas fomos curados (Is 53,5). É também símbolo do Reino de Deus, encontrado como o maior tesouro (Mt 13,46). O lema In Verbo Tuo - Na tua Palavra (Lc 5,5) - expressa a missão episcopal como fidelidade e entrega total ao Logos que se fez carne (Jo 1,14). A cruz e o pálio indicam a missão exercida na Arquidiocese.

Contato:

(55) 9 9701-2728 (WhatsApp)

(55) 3221 2598

E-mail:

arcebispado@arquism.com.br

bottom of page